Comemoração
Cultura aprova projeto relatado por Itamaraty sobre Dia do Turismólogo
A atividade turística vem adquirindo enorme destaque no plano econômico, pela capacidade de atrair investimentos e criar emprego e renda. É fundamental reconhecer também a importância dos atores que atuam no setor, que possuem conhecimento e fomentam um turismo sustentável e de boa qualidade.
O Projeto de Lei 3629/2012, relatado pelo deputado Pinto Itamaraty (MA), que substitui a expressão “Dia do Bacharel em Turismo” por “Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo” foi aprovado hoje na Comissão de Cultura da Câmara Federal.
“Cabe ainda ressaltar que a alteração abrangerá não apenas os Bacharéis em Turismos – Os Turismólogos – mas também todos os profissionais envolvidos no setor do turismo. E também, mencionar que a presente proposta é proveniente de sugestão da ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, entidade criada em 1987, que vem lutando pelos profissionais do turismo no Brasil”, afirmou.
O bacharel em turismo é um profissional de nível superior egresso dos cursos superiores de turismo e/ou turismo e hotelaria. Já o turismológo é isento de qualquer pré-requisito de formação acadêmica, mas atua profissionalmente na área. Em 2012, a profissão de Turismólogo foi reconhecida e teve seu exercício disciplinado, portanto nada mais certo do que promover a adequação dessa expressão a fim de reconhecer e prestigiar tão distinta categoria profissional.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta