Panorama
Reinaldo apresenta potencialidades e demandas prioritárias do Cone Sul
O deputado Reinaldo Azambuja (MS) apresentou no sábado(14), durante o 4º Encontro Regional do Pensando MS, as potencialidades e demandas prioritárias da região do Cone Sul. O evento reuniu a população dos seguintes municípios: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Japorã, Mundo Novo e Naviraí.
Como tem sido praxe nos encontros regionais, o evento tem início com a apresentação do panorama da região em questão. Pela quarta vez consecutiva, a população regional apontou saúde como maior problema a ser solucionado. Para 97,36% dos 3,6 mil entrevistados, o próximo governo terá que apresentar soluções para esse setor. Em segundo lugar, educação, e empatados em terceiro, segurança e emprego e renda.
Quanto a todos esses problemas, Reinaldo enfatizou que não é recomendado tratar todos os municípios de forma igual, já que existem diferenças regionais. Ele defendeu políticas regionalizadas para debelar problemas que não são comuns a todas as regiões.
Quanto à saúde, Reinaldo citou que a reivindicação da população é, dentre outras, um hospital regional equipado para média e alta complexidade. “O cidadão está saindo daqui para fazer ressonância, tomografia em Campo Grande, muitos vão a Cascavel, Paraná. Será que não dá para nós organizarmos um hospital regional que atenda essa média e alta complexidade?”, questionou Reinaldo.
O deputado lembra que a presença de centros regionais de atendimento em saúde vai encurtar as distâncias daqueles municípios que não contam com hospitais, por exemplo. Reinaldo também afirma que um governo que, sabendo que saúde é a prioridade, vem oferecer uma obra de pavimentação de estrada está na contramão do que almeja a população. “Não que estrada não seja importante, mas a prioridade da população de Mato Grosso do Sul hoje é saúde”, acrescentou.
Outro ponto abordado pelo deputado é quanto às desigualdades regionais. O Pensando MS, e a proposta de governo que deverá ser o resultado final do projeto, pauta-se pela busca de soluções regionalizadas. O deputado exemplificou que nem é preciso comparar regiões, já que numa única região as diferenças são relevantes: por exemplo, o Cone Sul tem o 8º maior PIB (Produto Interno Bruto) de MS, Naviraí, e também o 78º, Japorã.
Reinaldo apresentou que o Cone Sul do Estado apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento do turismo, com estoque de belezas naturais: rios, praias, ilhas, lagos, parques naturais. Além disso, citou Reinaldo, fica próxima a centros consumidores de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Referente ao turismo, é preciso organizar os receptivos, qualificar mão-de-obra, divulgar os destinos e criar políticas públicas para o turismo, enumerou o deputado.
Outro potencial que pode ser explorado de forma mais ordenada é a produção de grãos e fruticultura. A região tem o segundo maior produtor de café, Eldorado, o sexto maior de sorgo, Naviraí, que é também o nono na produção de milho.
Eldorado é o maior produtor de melancia e o único de melão no Estado. O município fica ainda em quarto na produção de limão. Reinaldo lembrou ainda que a região é forte produtor de mandioca, são 236 mil tonelada por ano. Naviraí, Eldorado, Mundo Novo e Itaquiraí estão entre os 10 maiores produtores de MS.
Os dados apresentados foram coligidos através de levantamentos quantitativos e qualitativos junto à população em geral e sociedade civil organizada.
Naviraí sediou o último encontro regional de 2013. O calendário de eventos do Pensando MS será retomado em fevereiro de 2014. Naquele semestre serão realizados outros seis encontros, com encerramento em Campo Grande.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Francisco Ribeiro)
Deixe uma resposta