Pior PIB do G20


gráfico

Tucanos manifestam preocupação com desempenho econômico do Brasil

A afirmação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que a economia caminha com “duas pernas mancas” não é verdadeira. Essa é a avaliação do deputado Valdivino de Oliveira (GO). Para o tucano, a economia anda de muletas. Prova disso são as estatísticas desta semana: a retração de 0,5% do PIB nacional no terceiro trimestre deixou o Brasil com o pior desempenho entre os países que compõem o G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo. Os dados foram anunciados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Eu diria que a economia brasileira caminha com duas muletas porque nós estamos sem pernas. A grande sustentação da economia é o investimento e o Brasil não está fazendo os investimentos necessários, seja porque o empresariado não tem confiança na estabilidade da economia ou porque nós temos uma deterioração muito grande da política fiscal”, apontou.

Play

“O país não caminha hoje apenas com ‘duas pernas mancas’, como disse Guido Mantega. Está é com suas pernas quebradas. Os argumentos do ministro é que são mancos”, aponta a Carta de Formulação e Mobilização Política do Instituto Teotônio Vilela.

O Brasil continua entre os países de pior desempenho no continente, com expansão projetada de 2,4% em 2013 e 2,6% em 2014. 

De acordo com Valdivino, o governo não reconhece que a política econômica é equivocada. “A cada período nós estamos apresentando resultados piores. O PIB brasileiro é baixo, um dos menores entre os 20 maiores países do mundo”, ressaltou. “A política fiscal é ruim, a política monetária não tem sido eficiente e a política cambial é desastrosa porque ela desindustrializa o país. Enquanto não tivermos políticas mais confiáveis a economia não vai se estabilizar”, completou.

Para o deputado Rodrigo de Castro (MG), há o risco de recessão. Conforme apontou, a anunciada reversão da tendência de queda no crescimento não se confirmou. “O Brasil, mais uma vez, foi o país em desenvolvimento que menos cresceu; aliás, foi o único que não cresceu; ou melhor ainda, foi o único que caiu. A verdade é que não estamos encontrando a saída para a retomada do crescimento”, declarou.

Diante do cenário preocupante, o parlamentar afirmou que a sociedade precisa ficar atenta às manobras fiscais do governo federal. “No fechamento das contas anuais, a sociedade brasileira precisa estar atenta para não permitir mais uma vez o absurdo da contabilidade criativa do PT, invenção desse partido que é nefasta para o país”, enfatizou.

O deputado Vaz de Lima (SP) afirma que a “lanterninha” do Brasil é uma “tragédia anunciada”. “É um dado que nos causa muita insatisfação, mas de maneira nenhuma pode ser considerado surpreendente. Os erros que o governo federal comete se sucedem a cada dia. E a gestão Dilma não modifica suas políticas, apesar de todos os alertas que nós, da oposição, damos”, ressaltou.

O tucano considera que o que mais contribui para o mau momento da economia nacional é o baixo investimento em infraestrutura. “Nada contribui mais para a geração de riqueza e emprego do que a infraestrutura. Mas o governo federal parece não perceber a importância disso”, apontou.

O deputado destacou ainda que falhas do Executivo federal ligadas à questão econômica, o inchaço da máquina pública, os equívocos para as políticas cambial e de juros e a tentativa de contenção da inflação por meio da restrição de preços, como o que ocorre com os combustíveis, são decisivas para esse cenário.

(Reportagem: Alessandra Galvão com informações do site do PSDB/ Charge: Fernando Cabral/ Áudio: Hélio Ricardo) 

Compartilhe:
13 dezembro, 2013 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *