Custou caro


A pedido de Imbassahy, comissão convidará ministro para explicar fracasso em lançamento de satélite 

imbassaPresidida pelo PSDB, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (11) requerimento do deputado Antonio Imbassahy (BA) para seja convidado o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, para que esclareça o fracasso do lançamento do satélite CBERS-3, construído pelo Brasil e China.

A tentativa infortuna ocorreu na segunda-feira (9), na base de Taiwan, no norte do país asiático. Inicialmente, as informações eram de que tudo ocorrera bem. Mas cerca de uma hora depois do lançamento, os responsáveis chineses informaram que o satélite não entrou em órbita.

Play

Para Imbassahy, a ocorrência remete a outros incidentes que inclusive, acarretaram perda de vidas humanas e prejudicaram as pesquisas cientificas desenvolvidas pelo país. O parlamentar lembra os casos como a explosão na Base de Lançamento de Alcântara, Maranhão, em 2003, e o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, em 2012.

O custo do lançamento foi de US$ 15 milhões. O modelo do foguete chinês utilizado foi o Longa Marcha 4B. Esse modelo já fez 34 lançamentos de satélites com 100% de sucesso.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
11 dezembro, 2013 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Custou caro”

  1. É muito dinheiro para não ser assegurado? Onde está a responsabilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *