Nova agenda


Tebaldi: em SC, Aécio apontou problemas e propôs soluções para acelerar desenvolvimento do país

aecio-neves-florianopolis-09-12-13-600x400-300x200Para o deputado Marco Tebaldi (SC), a visita do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, a Florianópolis (SC) foi importante não apenas para fortalecer o partido e as novas lideranças do estado, mas também para apontar um diagnóstico e sugerir saídas buscando o avanço econômico nacional. “Tivemos um encontro com a Federação da Indústria de Santa Catarina, onde ele conseguiu colocar os pontos principais da ação de um governo visando o desenvolvimento”, resumiu.

Durante o encontro nessa segunda-feira (9) com empresários, Aécio apontou falhas do atual governo, como a falta de planejamento de longo prazo na área pública, e defendeu a necessidade de novo projeto para o país. “Devíamos falar hoje de inovação, de produtividade, de inclusão das empresas brasileiras nas cadeias globais, mas retrocedemos 50 anos. Voltamos a uma agenda do passado de baixo crescimento econômico e da perda de credibilidade do Brasil. O aprendizado do PT no governo está nos custando muito caro. Antes demonizaram o setor privado. Agora, se rendem com atraso. Planejamento é a palavra chave do que queremos para o futuro”, afirmou.

Play

Em entrevista coletiva, Aécio lembrou que o governo do PT, quando copia as ações do PSDB, acerta. Foi o caso da política econômica herdada do PSDB. “Foi assim quando o PT jogou fora o seu programa social, que era o Fome Zero, e unificou os programas de transferência de renda do governo FHC e os ampliou. Essa virtude nós temos que reconhecer. E agora, depois de dez anos demonizando o setor privado, se curva às concessões. Só que faz isso com dez anos de atraso”, lamentou.

Para Tebaldi, o país precisa de mudanças estruturantes na saúde, educação e infraestrutura, a exemplo da gestão de Aécio quando governou Minas. “Todas as pessoas de bem deste país entendem que o ciclo do PT já se esgotou. Aécio defendeu um novo momento para o país. Achei perfeita a passagem dele por Santa Catarina”, resumiu.

Petrobras: o pior exemplo

Aécio disse que a Petrobras é o mais triste exemplo da inoperância do governo para gerir a sua política econômica de forma adequada. A estatal perdeu 40% do seu valor de mercado em apenas sete anos e se tornou a empresa não financeira mais endividada do mundo. Segundo ele, o governo tem utilizado a empresa para tentar impedir o avanço da inflação. “Aqui em Santa Catarina, por exemplo, um dos problemas crônicos que nós temos é a ausência de gás. A demanda é muito maior do que a oferta. A Petrobras deveria estar investindo, mas não vai porque perdeu a sua capacidade de investimento”, lamentou.

(Reportagem: Edjalma Borges/Áudio: Hélio Ricardo/Foto: George Gianni)

Compartilhe:
10 dezembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *