Pancadaria injustificável


Parlamentares cobram punição a torcedores que brigaram em estádio de Santa Catarina

capa jornal espanholDeputados do PSDB lamentaram o confronto entre torcidas organizadas de Atlético-PR e Vasco, em Joinville, e cobraram punição aos envolvidos na barbárie. A violenta briga ocorrida no domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, ganhou repercussão internacional. É o caso da edição desta segunda-feira (9) do jornal espanhol “Marca”, que destaca o que chamou de “batalha campal”. (veja imagem)

“Não tenho palavras para expressar minha indignação com o que aconteceu ontem em Joinville. E, pelo que tenho lido nas redes sociais, sou um entre milhares. É inaceitável que no ‘país do futebol’, às vésperas de uma Copa e no fim de semana seguinte ao sorteio dos grupos, o mundo tenha que assistir a cenas como essas”, destacou o deputado Ruy Carneiro (PB). O tucano chamou de “vândalos” os envolvidos no confronto e cobrou punição a eles. “A justiça brasileira precisa agir para proteger o bom torcedor e tirar o vândalo do estádio”, exigiu Ruy.

Play

Para o deputado Otavio Leite (RJ), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o que ocorreu no jogo foi uma “verdadeira tentativa recíproca de homicídio”. “Simplesmente inaceitável! Todos exigimos punição rigorosa!“, escreveu em seu perfil no Facebook. Quatro torcedores ficaram feridos após o confronto na Arena Joinville.

Na opinião de Izalci (DF), os acontecimentos motivam mudança urgente na legislação, responsabilizando os clubes e acabando com as torcidas organizadas. “O que assistimos constantemente nessas torcidas são ônibus lotados de pessoas, onde são encontrados paus e pedras. Ou seja, já vão com a intenção definida de criar tumulto e de brigar. O caminho é o de reforçar a punição”, afirmou em plenário.  

Antonio Imbassahy (BA) acredita que as cenas de violência exibidas pela mídia em todo o mundo envergonham e preocupam.  O tucano alerta para a repercussão negativa do episódio meses antes do início da principal competição internacional de futebol, em junho. “O jornal inglês Mirror chega a mencionar se o ocorrido vai levantar dúvidas sobre a segurança para a Copa do Mundo. Com a palavra a CBF e o Ministério dos Esportes. Chocante!”, destacou o tucano na rede social. 

Presidente do PSDB de Pernambuco e do Instituto Teotônio Vilela, o deputado Sérgio Guerra (PE) acredita que a violência nos estádios ultrapassou todos os limites. “Barbárie gratuita. Inaceitável. Essa é a imagem que permitiremos que o mundo tenha do Brasil? O nosso futebol ‘arte’ não resistirá a cenas como as que assistimos neste final de semana em Santa Catarina”, alertou. “O descontrole virou regra no nosso país? É o que está parecendo. Faltam ações coordenadas entre os governos e vontade política para continuarmos mantendo o futebol brasileiro no pódio dos melhores do mundo”, completou. 

Três torcedores do Vasco envolvidos na pancadaria foram detidos no município catarinense. Um deles agrediu um torcedor rival desacordado com uma barra de ferro. 

(Da redação/ Imagem: reprodução – jornal “Marca”/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
9 dezembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *