Transparência


Plenário aprova proposta que adapta Regimento da Câmara ao voto aberto

macrisO Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (3) o regime de urgência para o Projeto de Resolução 232/13, da Mesa Diretora, que adapta o Regimento Interno da Casa à Emenda Constitucional 76, que estabelece o voto aberto nos processos de perda de mandato e de vetos presidenciais. A EC foi promulgada na última quinta-feira (28) pelo Congresso.

O deputado Vanderlei Macris (SP) ressaltou a importância da regulamentação. “É o primeiro passo do reencontro da sociedade com o Parlamento. Regulamentar no Regimento Interno esta EC se faz necessário. É preciso que a votação seja nominal para mostrarmos a nossa cara à população que nos mandou para cá como representantes”, afirmou.

Para o tucano, a renúncia do deputado José Genoino (PT-SP) é um dos frutos da Emenda Constitucional. “É importante ressaltar que a PEC do voto aberto já deu à sociedade brasileira os primeiros resultados. Nós pudemos verificar isso hoje com a renúncia de um deputado. Com certeza esse parlamentar e outros seriam cassados com o voto aberto”, ressaltou.

Condenado no julgamento do mensalão, Genoino (PT-SP) renunciou ao mandato durante reunião da Mesa Diretora que decidiria sobre a possibilidade de abertura do processo de cassação do petista.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 dezembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *