Ritmo lento


Governo federal tem falhado no combate ao trabalho infantil, afirma Azeredo

O governo federal tem falhado no combate ao trabalho infantil, na avaliação do deputado Eduardo Azeredo (MG). A meta estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) de erradicação do trabalho infantil no mundo até 2020 não deverá ser alcançada pelo Brasil, de acordo com a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Maria de Oliveira. Segundo ela, no ritmo atual, o país só vai conseguir erradicar a atividade dentro de 20 anos, ou seja, em 2033.

“É importante lembrar que existe uma meta mundial e o Brasil lamentavelmente não está conseguindo cumpri-la. Isso porque esse governo continua fazendo muita propaganda, mas na prática as ações não acontecem. Não é razoável que em pleno século XXI o Brasil ainda tenha trabalho infantil”, afirmou.

Play

Atualmente, cerca de 2,9 milhões de adolescentes de 14 a 17 anos trabalham. Desse total, 1,6 milhão está fora da escola. Para Azeredo, o governo precisa investir em políticas públicas que melhorem a qualidade da educação.

“O lugar da criança é na escola. Se a criança estiver estudando, ela estará com o seu tempo ocupado e não nessa situação de exploração do trabalho infantil”, disse.

A Constituição Federal proíbe todas as formas de trabalho infantil para menores de 16 anos, com exceção da aprendizagem, para adolescentes a partir de 14 anos.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
29 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *