Contabilidade maquiada


Dilma antecipa revisão do PIB e mostra que governo brinca com política monetária

A afirmação da presidente Dilma Rousseff de que o PIB de 2012 terá o crescimento revisado para 1,5%, acima da alta de 0,9% divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março, revela que o Vaz_Valdivino cópiagoverno não leva a política econômica a sério. Essa é a avaliação dos deputados Valdivino de Oliveira (GO) e Vaz de Lima (SP).

O IBGE divulgará em 3 de dezembro os dados relativos ao PIB do terceiro trimestre de 2013, bem como possíveis revisões de leituras anteriores sobre a atividade econômica. Para os tucanos, a petista pode ter acessado com antecedência o novo PIB do ano passado.

De acordo com Valdivino, o governo brinca com a política monetária, a política fiscal e com os índices de crescimento e desenvolvimento. “O Brasil já tem feito uma contabilidade pública maquiada e inventiva e agora vão mexer no PIB por decreto. O PIB é o resultado da produção que já foi divulgado pelo IBGE e não tem como ser alterado. Mudar os critérios da contabilidade social para poder encontrar um novo PIB é brincar com a política econômica do Brasil”, afirmou.

Na opinião de Vaz de Lima, a revisão do crescimento da economia tem objetivo eleitoreiro. “Infelizmente o governo trata dessas questões como se fossem privadas e não públicas. Como a presidente está muito preocupada com a campanha do ano que vem e ficará conhecida como a presidente do PIBinho, ela está tentando fazer ajustes para sair dessa pecha. Nada mais do que isso”, declarou.

Conforme destacou o jornal “O Estado de S. Paulo”, a Coordenação de Contas Nacionais do IBGE costuma fazer uma revisão mais abrangente na divulgação dos resultados do terceiro trimestre de cada ano, quando as séries das contas trimestrais incorporam os resultados anuais definitivos, publicados com uma defasagem de dois anos.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
27 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *