Caso Siemens


Ministro da Justiça terá que explicar participação no repasse de dossiê contra tucanos

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai prestar explicações sobre o recebimento de documento apócrifo com denúncia sobre o caso Siemens. Requerimento assinado pelo líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e pelo deputado Otavio Leite (RJ) aprovado na Comissão de Segurança convida o titular da Justiça a esclarecer sua participação na tentativa de forjar dossiê para prejudicar membros da oposição.

“É uma exigência da nação. São infrações muito graves que precisam ser explicadas. É evidente que o ministro precisa se pronunciar. Teremos uma reunião específica para que ele possa falar sobre a fuga do Pizzolato e explicar esses documentos fraudados que impõem acusações mentirosas a militantes do PSDB”, afirmou Otavio Leite.

Play

A audiência com o ministro está marcada para a próxima quarta-feira (4). O ministro já tinha visita à Câmara agendada para explicar como o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato saiu do país mesmo tendo a prisão decretada por participação no mensalão. Por consenso da comissão, Cardozo terá agora que se explicar sobre os dois casos.

O tucano afirma que a postura do ministro em relação ao documento contendo informações sobre o esquema de cartel em São Paulo pode provocar seu afastamento do cargo. “Uma vez configurado que o ministro concorreu para abrigar ou proteger essa fraude contra militantes tucanos, ele está diante de uma infração contra a democracia, uma atitude inaceitável e digna de afastamento”.

Otavio Leite não descarta a possiblidade de uma mobilização no Congresso para convidar outros nomes envolvidos na fraude a prestar explicações, como o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinicius Marques de Carvalho, e o coordenador-geral da Polícia Fazendária em Brasília, Bráulio Cézar da Silva Galloni.  “Esse é apenas o pontapé inicial. O fio de uma meada que não devemos nos afastar para que a verdade seja esclarecida a população brasileira”, alertou o tucano.

 (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
27 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *