Prioridades para a segurança


Izalci propõe comissão geral para debater a situação das Forças Armadas

8077930074_927e9d245e_bO deputado Izalci (DF) apresentou na última quinta-feira (21) requerimento solicitando a realização de comissão geral pelo plenário da Câmara para discutir o fortalecimento das Forças Armadas, particularmente as questões relacionadas à implementação das prioridades, programas e projetos estratégicos dos Comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Para o tucano, cada vez mais o tema da defesa ultrapassa o âmbito restrito da área militar, sendo interesse de toda a sociedade brasileira. “Isto porque a defesa do país é elemento que não pode ser separado do seu desenvolvimento econômico e social, particularmente quando se levam em conta as características geopolíticas do país”, destacou.

De acordo com a proposta, a comissão deve debater questões como a proteção das riquezas do país, como as reservas do pré-sal, e da ampla fronteira terrestre, bem como estratégia de defesa, instrumento fundamental da política externa, voltada para o fortalecimento da paz e da segurança internacional. “É importante que seja garantido o debate amplo dessa questão na Câmara, com a participação abrangente de especialistas e dos setores da sociedade interessados no tema e nos seus vários desdobramentos”, ressaltou.

Por se tratar de um tema tão relevante para a nação, Izalci sugere que a sessão seja conduzida pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e seja convidado o ministro da Defesa; os comandantes da Marinha; do Exército; e da Aeronáutica.

Entenda o que é uma comissão geral

É quando a sessão plenária da Câmara é transformada em comissão geral para debater assunto relevante, projeto de iniciativa popular ou para ouvir ministro de Estado. A diferença entre os debates ocorridos durante a votação de matérias e a comissão geral é que, nessas ocasiões, além dos deputados, são convidados a falar representantes da sociedade relacionados ao tema debatido.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *