Apuração dos fatos


Caso Siemens: tentativa de envolver adversários é prática nefasta habitual do PT, criticam tucanos

A trama do PT em torno do caso Siemens se mostra cada vez mais vergonhosa, inclusive com a revelação da participação direta do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Em nota assinada pelo presidente nacional do10332744673_d12eed96e0_b PSDB, Aécio Neves, pelo líder na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e pelo presidente do diretório de São Paulo, Duarte Nogueira (SP), o partido defende o afastamento imediato dos envolvidos para apuração dos fatos.

Os tucanos pedem ainda o afastamento do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Carvalho, e de Simão Pedro, secretário do prefeito Fernando Haddad. “O PSDB sempre deixou claro que é o principal interessado nas investigações, doa a quem doer. O que não podemos admitir é que uma operação como essa – em que órgãos do Governo Federal estão envolvidos – seja armada para prejudicar adversários. Isso é inaceitável”, afirmam os parlamentares no texto.

Play

Cardozo recebeu um dossiê que tenta envolver, sem nenhuma prova, autoridades do governo paulista e lideranças tucanas, do DEM, do PSB e do PPS no escândalo. O ministro tratou de espalhar a denúncia, que, soube-se agora, é apócrifa, tendo sido renegada pelo suposto autor, Everton Rheinheimer, um ex-diretor da empresa Siemens. “A prática nefasta e habitual do PT é a mesma. Utilizam-se de dossiês fajutos para atacar políticos e partidos da oposição”, afirmou Sampaio via Facebook.

Como destaca o Instituto Teotônio Vilela (ITV), Cardozo admitiu que foi ele, e não o Cade, quem encaminhou a papelada à Polícia Federal, contrariando versão anterior. Também disse que recebeu os papeis de maneira informal das mãos de Simão Pedro, num fim de semana.

Uma das intenções do ministro parece ser proteger Vinícius, militante petista aprovado para a presidência do conselho após omitir atuação na chefia de gabinete de Simão Pedro na liderança do PT na Assembleia paulista.

Duarte Nogueira afirma que qualquer denúncia deve ser investigada com a maior clareza. Segundo ele, o PSDB tem buscado esclarecimentos desde que a Siemens fez as primeiras declarações de um suposto cartel no estado.

10842017614_60bd186599_bPara o tucano, o Partido dos Trabalhadores usa o caso para tentar denegrir a imagem de adversários políticos, como já fez em outras ocasiões. “Tudo isso nos leva a crer que esta é mais uma reedição do que ficou conhecido como dossiê Cayman, lista de Furnas, dossiê dos aloprados, ou seja, uma mentira organizada pelo PT para atingir adversários, no caso o próprio PSDB, e que agora vem travestida de uma ação supostamente com o apoio do Cade e da Polícia Federal”, disse.

O partido trabalha, segundo Nogueira, para fazer justiça em um caso no qual os cofres públicos podem ter sido lesados. “A justiça vai vir à tona e precisamos saber quem deu causa a essa mentira, porque isso é crime, e responsabilizar essas pessoas para esclarecer a opinião pública. Esse é o trabalho do PSDB”.

Segundo Nogueira, o senador Aloysio Nunes (SP) irá requerer a presença do ministro da Justiça na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para que ele preste esclarecimento sobre sua participação nas denúncias.  “Vamos requerer a presença do presidente do Cade para explicar isso na Comissão de Assuntos Econômicos, até porque isso distorce a Lei de Concorrência e prejudica a transparência nas questões econômicas do país. Isso por causa de uma irresponsabilidade em que está muito clara a natureza partidário-eleitoral”, avisou.

Ainda de acordo com o deputado, o partido vai oficiar os presidentes do Senado e da Câmara para exigir que a PF e o Ministério da Justiça liberem o acesso de ambas as Casas aos documentos devido à citação de parlamentares. Os tucanos pretendem ainda acionar a comissão de ética da Assembleia Legislativa de São Paulo para inquirir o deputado Simão Pedro por ter feito uma denúncia supostamente mentirosa, além de pedirem novamente acesso à Corregedoria do estado aos documentos do caso. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
25 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *