Diversidade


No Dia da Consciência Negra, tucanos defendem igualdade social e combate ao racismo

No Dia Nacional da Consciência Negra, deputados do PSDB destacaram a importância da igualdade racial e do combate ao racismo. Estudo do Ipea mostra que a violência contra jovens negros é maior que entre os brancos. Um adolescente afrodescendente tem 3,7% mais chance de ser vítima de homicídio que os de pele clara.

Para o deputado Reinaldo Azambuja (MS), trata-se de um dia importante principalmente para uma reflexão sobre as inúmeras contradições que ainda existem em relação aos cidadãos negros no país. 

“Existem grandes desigualdades. Vemos números assustadores principalmente quando falamos dos jovens negros, que têm uma possibilidade muito maior de serem assassinados. Isso mostra que ainda há muito a ser feito”, afirmou. Em sua avaliação, as comemorações são importantes, mas o país mais precisa fazer cumprir a Constituição Federal e a igualdade entre todos os brasileiros.

O parlamentar acredita que as políticas públicas são fracas e de pouco efeito no enfrentamento do racismo e no fim das desigualdades sociais, que recaem historicamente sobre os negros.

O deputado César Colnago (ES) afirmou que a luta pela igualdade é de todos. Já Marcus Pestana (MG) lembrou a importância dos negros na formação da cultura brasileira. Riqueza e diversidade culturais do Brasil nasceram das múltiplas raízes da alma brasileira. Viva o Dia da Consciência Negra”, postou o mineiro no Twitter.

Pela rede social, deputados destacaram a importância da data, que lembra a morte de Zumbi dos Palmares. Otavio Leite (RJ) disse em seu perfil que a data deve ser dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade.

Segundo dados do Mapa da Violência 2013, dos 231 mil homicídios de jovens registrados, 122,5 mil eram vítimas negras, o que corresponde a 53%. No período, houve crescimento de 18,4% nos casos de negros assassinados, enquanto entre os brancos ocorreu queda de 39,8%. A pesquisa mostra que eles permaneceram mais vulneráveis à violência nesses cinco anos. A taxa de homicídios da população branca caiu 13%, ao passar de 17,1% por grupo de 100 mil habitantes em 2006 para 14,9% em 2011.

Em reportagem recente publicada pelo site do PSDB, o presidente do Tucanafro, núcleo do PSDB voltado à militância negra, Juvenal Araújo, destacou que o governo federal contribui significativamente com o quadro de desigualdade ao falhar na tentativa de prover a inclusão dos jovens.

“A gestão do PT tem como meta apenas distribuir renda. Não se preocupa com a ‘porta de saída’ dos programas de benefício. Quem passa pelo Bolsa Família não é, depois, contemplado com uma ação de educação ou de outra área. Cria-se um ciclo ruim para o desenvolvimento, do qual a população negra e periférica é a maior vítima”, afirmou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
20 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *