Homicídios em queda


Investimento do governo de São Paulo na segurança pública trouxe melhora dos índices

A 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Ministério da Justiça, publicada nesta terça-feira (5), mostra que o governo do Estado de São 00019476Paulo é o que mais investe em segurança pública. O governador Geraldo Alckmin destinou, em 2012, R$14,37 bilhões no setor. O valor é maior até que o total investido pela União, de R$ 7,88 bilhões.

O deputado Duarte Nogueira (SP) disse que os gastos da gestão paulista vão ao encontro dos anseios da população. Segundo ele, a administração do PSDB melhora a qualidade de vida do cidadão e dá o exemplo a ser seguido, inclusive pela presidente Dilma Rousseff. 

Play

“Estados e municípios colocaram em segurança pública 87% dos recursos e o governo federal entrou com apenas 13%. Então tem uma assimetria muito penosa na questão de divisão de esforços. Os estados e municípios ficam sobrecarregados”, explicou.

Para o deputado Carlos Roberto (SP), a falta de investimento por parte do governo federal deixa um corredor aberto para a entrada de drogas e armas pelas fronteiras. Segundo o tucano, o PT deveria investir mais e discutir menos. “O governo federal quer tirar dividendos políticos até da desgraça alheia. É isso que assistindo cada vez que o ministro da Justiça se manifesta”, criticou.

Alckmin esteve hoje na Câmara e afirmou que as ações e os investimentos em segurança nos últimos anos fizeram com que o estado registrasse um dos mais baixos índices de homicídios dolosos. SP registrou 11,5 mortes para cada 100 mil habitantes. “São Paulo é o 3º estado da federação com o menor índice de homicídio. Estamos suando a camisa e este ano de 2013 deverá ser melhor do que 2012. Nós éramos o 5º estado mais violento do Brasil. Hoje nós somos o 25º”, ressaltou.

De acordo com o governador, o número de homicídios no estado deve ficar em 4,5 mil em 2013, menos que os 4,8 mil de 2012. Em 1999, este número era de 12.880 homicídios. O Anuário reúne informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC).

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: SSP-SP/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
5 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *