Será na sexta às 18h


Marchezan lança “Fogo – Grandes tragédias, mesmos erros” na Feira do Livro de Porto Alegre

NM-0004 13_conviteLANCAMENTO_A5_4x0Por meio de 34 relatos sobre incêndios ocorridos em estabelecimentos de reunião de público, o deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) mostra no livro “Fogo – Grandes tragédias, mesmos erros” a existência de falhas e irregularidades que se repetem ao longo dos anos e que, se observadas, poderiam ter poupado centenas de vidas pelo mundo todo. O lançamento será na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, na próxima sexta-feira (8), às 18h, na Praça de Autógrafos do evento.

Marchezan, que é sub-relator da Comissão Externa Tragédia em Santa Maria/RS para o acompanhamento da apuração dos fatos,  extraiu de um extenso relatório a parte referente ao histórico de incêndios em estabelecimentos, ocorridos em diversos países ao longo deste e do último século. “Ao analisarmos esses relatos, o que se percebe é que existe um padrão de erros que se repetem nas tragédias ocorridas, particularmente em casas noturnas”, observa o deputado, que contou com auxílio da assessoria técnica da comissão para pesquisar e reunir todos os dados.

A intenção do parlamentar é que essas breves narrativas possam ser consideradas uma “cartilha” destinada aos cidadão e, especialmente, às autoridades responsáveis pela prevenção de incêndios.

A listagem elencada no livro, ressalta Marchezan, poderia ser enriquecida por outros sinistros em fábricas, presídios, hotéis, asilos, hospitais e mesmo em outras casas noturnas. No entanto, são suficientes para uma noção das causas mediatas e imediatas da quase totalidade das grandes tragédias envolvendo fogo. Essas causas variam desde a quantidadde pessoas acima do suportado pelos estabelecimentos à ilegalidade, irresponsabilidade ou conivência de autoridades públicas na concessão de documentos  ou na função fiscalizatória.

A publicação terá distribuição gratuita. 

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
5 novembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *