Baixo investimento


Relatório do FMI revela falta de credibilidade na política econômica, diz Domingos Sávio

O deputado Domingos Sávio (MG) disse que o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado na quarta-feira (24) mostra desconfiança em relação ao governo do PT. O levantamento aponta que o potencial 6841599570_4deb407512_bde crescimento brasileiro no curto prazo foi reduzido por baixas taxas de investimento. O excessivo microgerenciamento na política fiscal enfraqueceu a credibilidade do duradouro modelo fiscal no país e incertezas na política pesaram nos investimentos.

De acordo com Sávio, o crescimento nacional é pífio, menor que quase todos os países da América Latina e dos Brics. “Essa falta de credibilidade tem uma explicação. Não é o povo ou o empresariado que está com baixa credibilidade, mas o governo. O PT, especialmente a presidente Dilma, não governa pensando no país. Eles governam pensando no poder”, ressaltou.

Play

Segundo o parlamentar, o baixo investimento e o modelo fiscal adotado pelo governo petista geram sérios problemas à nação. “A consequência disso é um país menos competitivo, menos interessante para investir. Está aí inclusive o leilão do pré-sal, em que só apareceu um concorrente. Não houve interesse dos investidores do mundo inteiro de vir aqui”, criticou.

O jornal “Folha de S.Paulo” revela que para manter um crescimento sustentável de 3,5% ao ano, o Brasil precisa aumentar a taxa de investimento e recuperar a produtividade de trabalho. O relatório foi fruto de uma visita do Fundo ao Brasil em maio. Os dados ficaram prontos em julho, mas o governo do PT não permitiu a divulgação até que ocorressem correções pedidas pelo Banco Central e pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *