Chega de mentiras


Líder do PSDB critica contradições de Dilma sobre privatização do pré-sal10332744673_d12eed96e0_b

Da tribuna, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), criticou a contradição da presidente Dilma em relação à privatização. O tucano rechaçou a declaração da petista de que o leilão do pré-sal do campo de Libra é apenas uma exploração privada. Conforme destacou, quando era candidata à Presidência, Dilma afirmou que seria um “crime” privatizar a Petrobras e o pré-sal.

“O que me traz à tribuna é uma vontade de rechaçar as mentiras ditas pelo governo federal e pela presidente Dilma. Eleita, a presidente privatizou rodovias, portos e aeroportos e agora privatiza o pré-sal e quer convencer a todos nós que não se trata de privatização, mas tão somente uma exploração privada. Ela só pode estar brincando com este país. Ela trocou seis por meia dúzia. Todo mundo sabe que houve a privatização do pré-sal”, declarou.

Play

O tucano citou uma expressão popular entre os jovens nas redes sociais. “A presidente Dilma poderia ter postado no seu Twitter: ‘Eu não privatizei. Só que não’, porque ela privatizou”, disse. “É simples a conta. Foi feito um leilão, 40% ficou com a Petrobras, 60% ficaram com os estrangeiros. Sessenta é mais que 40? Quem manda neste leilão? São os estrangeiros com 60% ou a Petrobras com 40%? Que conversa fiada é essa para boi dormir? Que história é essa de que não privatizou?”, questionou.

O consórcio vencedor do leilão de Libra realizado ontem é liderado por Petrobras (10%, mais os 30% obrigatórios), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC e CNOOC (10% cada).

Para o líder, a petista deveria assumir que mentiu. “Pare de se envergonhar, presidente Dilma! Diga: ‘Eu menti. Na campanha eu disse que não privatizaria e privatizei portos, rodovias, aeroportos, e agora eu estou privatizando o pré-sal’. Seja sincera, presidente Dilma! Esse leilão foi um fracasso!”, destacou.

Sampaio ressaltou que o leilão não teve concorrentes. Apenas um consórcio apresentou proposta e obteve o direito de explorar por 35 anos o campo de Libra.  “No último regime de licitação, na época das concessões do presidente Fernando Henrique, cinco consórcios ganharam as concessões. No da presidente Dilma, um consórcio participou. Cadê a concorrência? Onde está a disputa? O que ganhou o governo federal? Nada”, avaliou.

O deputado criticou a gestão petista na Petrobras. Segundo ele, a estatal era um símbolo nacional e hoje é a empresa mais endividada do mundo. “Nenhuma empresa no mundo deve mais que a Petrobras. Aparelharam a Petrobras, colocaram a companheirada lá, obrigaram a empresa a participar de leilão com 40%, privatizando o pré-sal brasileiro”, ressaltou. “Na era FHC, a produção crescia 10% ao ano. No governo do PT, cresceu 3% ao ano. Era uma empresa sadia e hoje deve R$ 176 bilhões. Nós estamos fartos dessa conversa fiada”, completou.

De acordo com o tucano, o PT é semelhante aos bambus. “Meu avô dizia que preferia as palmeiras, que conforme os ventos permaneciam eretas. O PT não. É como os bambus, curva-se ora para um lado, ora para outro conforme os ventos. É o PT da moral elástica, da meia-verdade, da mentira. Estamos fartos de mentira. O pré-sal foi privatizado”, enfatizou. “Fale a verdade presidente Dilma. Assuma os seus erros. Reconheça que o PSDB estava certo quando fazia as concessões, assuma que privatizou. Diga ao Brasil: 60% hoje do pré-sal é das estrangeiras, 40% do país. Houve sim privatização”, acrescentou.

Assista abaixo trechos do discurso:

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower) 

Compartilhe:
22 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *