Igualdade
O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (22) dois destaques do PSDB à proposta da minirreforma eleitoral para garantir mais transparência ao pleito. Um deles mantém a obrigatoriedade de divulgação dos valores pagos por anúncios em jornais e revistas. O líder do partido na Casa, deputado Carlos Sampaio (SP), defendeu a medida como garantia de igualdade a todas as legendas e candidatos.
Ele explicou que, sem a divulgação do preço do anúncio, um jornal vinculado a certo grupo pode cobrar valores distintos por um mesmo espaço. “Nossa proposta é que esse valor seja mantido para que haja uma campanha em que todos tenham condições equânimes”, completou Sampaio.
O Plenário aprovou ainda, a partir de destaque do PSDB, emenda do deputado Sandro Alex (PPS-PR) para limitar a dois fiscais por partido em cada seção eleitoral. Atualmente, a lei não impõe limites. “Evidentemente, fiscais em demasia conturbam o pleito”, disse o líder. Com a votação de hoje, os deputados concluíram a votação da minirreforma. A matéria retornará ao Senado.
O texto base da minirreforma eleitoral altera normas para a propaganda eleitoral na TV e na internet e simplifica a prestação de contas dos partidos.
Deixe uma resposta