Haja gastança!


Dados da Caixa mostram disparada nos gastos com propaganda de programa habitacional

nilson leitaoO site da revista “Veja” publicou nesta segunda feira (21) reportagem baseada em informações fornecidas pelo líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT), que revelam uma disparada recente dos gastos com propaganda do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

Apenas neste ano, na comparação com 2012, o aumento nos gastos com propaganda são superiores a 900%. Os dados foram disponibilizados pela Caixa Econômica Federal a pedido do tucano.

Play

Os documentos recebidos pelo gabinete mostram que, em 2011, o banco gastou R$ 261 mil para divulgar o programa. Em 2012, o montante subiu para R$ 1,7 milhão. E neste ano, apenas entre janeiro e julho, o banco já havia destinado R$ 15,7 milhões para essa finalidade.

Mesmo que o banco público não gaste mais um real até o fim do ano para propagandear o Minha Casa, Minha Vida, o valor significará um aumento de 923% na comparação com todos os gastos de 2012. Em relação a  2011, o aumento é superior  a 6.000%.

“Na verdade é muito mais uma propaganda promocional do governo federal de forma eleitoreira do que de fato um resultado. A diferença do que se gastou em 2011 e 2012 para 2013 é um valor absurdo sem nenhuma justificava porque não aumentou a oferta de casas no Minha Casa Minha Vida”, explicou o tucano.

Exemplo de publicidade recente do programa habitacional com a participação da apresentadora Regina Casé; banco abriu os cofres para divulgar o Minha Casa, Minha Vida.

Exemplo de publicidade recente do programa habitacional com a participação da apresentadora Regina Casé; banco abriu os cofres para divulgar o Minha Casa, Minha Vida.

Como aponta o site da revista, a Caixa sequer apresenta uma explicação clara sobre a elevação tão significativa dos gastos. O fato é que o banco não economizou: contratou celebridades como Camila Pitanga e Regina Casé para divulgar o programa.

Ainda de acordo com Veja, os gastos gerais do governo com publicidade também subiram. Dados da ONG Contas Abertas mostram que os valores empenhados chegaram a R$ 177,7 milhões neste ano, sendo que em todo o ano passado o montante atingiu R$ 173 milhões. O cálculo leva em conta dados do Orçamento e exclui as estatais, como a própria Caixa.

“Nos últimos anos foram mais de R$ 5 bilhões com propaganda.  A propaganda é como se fosse a lavagem cerebral de um país virtual, onde a realidade não condiz com o que é divulgado. No dia a dia o cidadão  não sente essa mudança que o governo exagera em divulgar”, completou.

(Da assessoria do deputado, com alterações/Fotos: Alexssandro Loyola e divulgação – nova/SB/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *