Currículo diferente
Proposta de João Campos que muda grade curricular do ensino médio é aprovada na Educação
Dividir o Ensino Médio em duas modalidades é o intuito de projeto de lei de autoria do deputado João Campos (GO) aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Educação da Câmara. A proposta visa aprimorar essa modalidade de ensino e desenvolver nos alunos as competências necessárias para a carreira que pretendem seguir.
De acordo com o substitutivo apresentado ao projeto, os currículos do ensino médio serão organizados em quatro áreas de conhecimento (Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e as instituições de ensino terão que adotar um currículo para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas e outro para as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, assegurada a oferta dos componentes obrigatórios em ambos os currículos.
Com essa adequação, João Campos acredita que poderá ser dada ênfase nas áreas pelas quais os alunos se inclinam. A preocupação central é a adaptação do currículo do ensino médio às expectativas da juventude brasileira. Segundo o parlamentar, é importante que o estudante comece, desde o ensino médio, a se concentrar no estudo da área de seu interesse. No país, cerca de dois terços dos educandos inclinam-se pela área de ciências humanas e um terço pelas áreas de ciências exatas e biológicas.
Dessa forma, os conteúdos tidos como gerais permanecem obrigatórios independentemente da área escolhida. Uma língua estrangeira e as disciplinas de Sociologia e Filosofia serão obrigatórias. Ao final do ensino médio, os alunos deverão demonstrar domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
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