Obra eternizada
Deputados destacam obra de Vinicius de Moraes na comemoração do centenário do poeta
A Comissão de Cultura da Câmara realizou audiência pública nesta terça-feira (15) em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos no próximo sábado (19). Deputados, artistas e acadêmicos debateram a importância do compositor para a cultura brasileira e cantaram músicas consagradas.
Para o deputado César Colnago (ES), que também é músico e poeta, essa foi uma justa homenagem a um grande brasileiro que merece lugar de destaque no cenário mundial. Segundo o tucano, a obra de Vinicius de Moraes está eternizada. “Um grande artista que de forma muito profunda, abrangente e sem preconceitos via a vida como um valor magnífico e expressava isso de certa forma na sua poesia e na sua expressão cultural. Vinicius foi um exemplo para muita gente. E Vinicius não morre. Na verdade todo dia vivemos Vinicius porque aquilo que ele deixou, principalmente na música e na literatura poética, é profundo e universal”, afirmou.
De acordo com o deputado Domingos Sávio (MG), a homenagem foi um dos momentos mais gratificantes da Casa, já que a Comissão de Cultura festeja um grande poeta que faz parte da história brasileira. Para o tucano, a cerimônia foi única. “E isso precisa ser reverenciado. Eternizada ela já está pela qualidade da obra de Vinicius de Moraes. Mais ela precisa ser lembrada e valorizada para que as novas gerações saibam da boa poesia e da boa música que o Poetinha, como era chamado de forma carinhosa, nos deixou”, ressaltou.
Marcus Vinicius de Melo Moraes nasceu no Rio de Janeiro, se casou nove vezes e teve cinco filhos. Vinicius morreu em 9 de julho de 1980 por conta de um edema pulmonar. Ele também atuou como jornalista e na carreira diplomática.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta