Entidade forte


Marchezan Júnior faz homenagem à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) foi homenageada em sessão solene nesta segunda-feira (14), a pedido do deputado Nelson Marchezan Júnior (RS).  A entidade, que comemora 50 anos de fundação, tem destaque pela representatividade junto ao homem do campo. “O homem do campo precisa e tem em quem confiar. Uma entidade forte e isenta que transita com suas demandas e obtém seus êxitos independentemente do governo. É por isso que a Fetag se mantém há 5 décadas”, ressaltou o tucano

Para Marchezan, é inquestionável a importância do trabalhador rural como protagonista na produção de alimentos para o país. No entanto, o homem do campo vivencia períodos de extrema dificuldade e por vezes não é compreendido, sendo esquecido pelas políticas públicas. “Os tempos mudaram, a tecnologia chegou ao campo para facilitar o trabalho e auxiliar no aumento da produção. Mas o trabalhador rural ainda carece de aporte e tem várias barreiras para osdesafios que ainda virão”, disse.

Play

A Fetag trata das políticas agrícolas para os pequenos e médios agricultores com uma atuação combativa, conquistando avanços na legislação. Na Constituição de 1988, teve um papel fundamental na conquista de direitos para as mulheres, como acesso à previdência e garantia de salário integral para o trabalhador rural, destacou o parlamentar.

De acordo com Marchezan, a federação vem desenvolvendo ações estratégicas como a capacitação de lideranças para o enfrentamento dos desafios que as entidades ligadas ao campo enfrentam.

O tucano ressaltou a atuação isenta da Fetag na implantação do Código Florestal. Na época, uma comitiva da federação entregou ao então presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), 116 mil assinaturas de agricultores familiares da região Sul favoráveis à alteração a partir das proposições da Contag. “Muitas vezes foi traída aqui por representantes históricos. Mas manteve a sua linha de trabalho no interesse da agricultura”, disse.

O parlamentar alegou ainda que os pequenos produtores rurais e as cooperativas são afetados diretamente pela política internacional incompetente e equivocada adotada pelo governo federal.

Histórico
Fundada em 6 de outubro de 1963, a Fetag possui atualmente 350 sindicatos filiados e abrange mais de 430 municípios gaúchos. Criada para organizar a agricultura familiar no estado, a federação é ligada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e atende mais de 1,5 milhão de trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul, espalhados por quase 400 mil estabelecimentos de agricultura familiar. “O trabalhador confia sim na Fetag e sabe que suas demandas estão sendo levadas com empenho pelos dirigentes da federação diretamente a quem possa ouvir e a quem possa resolver. É com essa credibilidade que a Fetag consegue a mobilização necessária para subsidiar suas conquistas”, sustentou.

 (Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *