Armadilhas


Copom, inflação e redução de empregos: para líder do PSDB, economia está sem rumo

8518631499_676eeba132_bO quinto aumento consecutivo na taxa de juros, a inflação de 5,8% em 12 meses e a quarta queda consecutiva no nível de empregos na indústria revelam que a economia brasileira está sem rumo e que a gestão populista e voluntarista dos governos do PT armaram verdadeiras armadilhas para o país. Essa é a opinião do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Segundo ele, o cenário econômico é extremamente preocupante. “A desorientação dos governos do PT na condução da economia armou armadilhas para o país: aumento de juros em um momento em que a economia cresce pouco e a inflação segue alta e persistente. O resultado da conjunção desses fatores é a queda no número de empregos. É o pior dos mundos”, disse.

Sampaio lembra que, com a quinta elevação consecutiva na taxa Selic, que agora está em 9,50%, o Brasil voltou a ter o maior juro real do mundo. “O único mecanismo de controle inflacionário que o governo se dispõe a utilizar é o aumento de juros. No entanto, juros mais altos são um freio no crescimento da economia em um momento em que crescer é crucial para o país”, afirmou.

Para o líder, a inflação e a taxa de juros muito provavelmente fecharão o ano nos mesmos patamares do início do governo Dilma: juros com dois dígitos e inflação média perto de 6%. “A leitura que pode ser feita até aqui é que o governo, na sua ânsia popularesca, pode ter forçado a redução da taxa de juros lá atrás e agora se vê obrigado a restabelecê-la. Em economia, voluntarismo e populismo não são bons conselheiros”, disse.

Segundo Sampaio, o governo optou pelo caminho mais fácil para tentar controlar a inflação, que é aumentar os juros. “O mais difícil, porém sustentável, é o controle dos gastos públicos para, com isso, aumentar os investimentos, a produção de bens de consumo. Com maior oferta, os preços tendem a cair. No entanto, como até agora não se observou a disposição do governo em reduzir gastos, em ano eleitoral, então, isso seria um milagre”, afirmou o líder.

(Da Liderança do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *