De volta à Câmara


Luiz Carlos Hauly reassume bandeiras em defesa dos micro e pequenos negócios

Gilberto Nascimento Ag CâmaraO deputado Luiz Carlos Hauly (PR) reassume o mandato depois de 33 meses ausente. Ele deixou a Câmara dos Deputados após 20 anos para assumir o cargo de secretário estadual da Fazenda do Paraná, no governo de Beto Richa. O tucano diz que volta renovado, pronto para reassumir os debates sobre temas federativos, a exemplo das questões tributárias e previdenciárias. “Volto muito animado e retomo as mesmas bandeiras com a perspectiva de desenvolver um trabalho maior do que fazia antes, com mais experiência e mais informações”, afirma.

Um dos fundadores da Frente Parlamentar em defesa da Micro e Pequena Empresa e da Lei Geral, Luiz Carlos Hauly afirma que retoma o posto de soldado nessa mesma luta a fim de fortalecer os pequenos negócios e assim garantir mais e duradouras vagas de trabalho. O deputado também traz na bagagem a experiência de ter colocado em prática políticas públicas que beneficiam micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. Hoje, de acordo com estudo do Sebrae e da Confederação Nacional do Comércio, o Paraná é o estado que menos tributa os pequenos negócios.

Play

O tucano torce para que o Senado aprove a orçamento impositivo – que obriga o governo a pagar as emendas individuais dos parlamentares, no valor equivalente a 1% da receita corrente líquida da União, que em 2013 corresponde a R$ 6,2 bilhões. Hauly avalia ainda que a aprovação do orçamento impositivo fortalecerá o Parlamento brasileiro. “No meu primeiro mandato, em 1991, fui aos Estados Unidos e lá, aprendi que a essência do Parlamento Americano era a adoção do orçamento impositivo em todos os setores”.

O modelo brasileiro está longe dos níveis dos parlamentos europeus, americano ou canadense, mas segundo Hauly é uma evolução. “O Parlamento precisa crescer, se fortalecer, ser respeitado”, afirma ele, para emendar que “no Brasil, deputados e senadores precisam fazer de tudo para que o parlamento reverta essa imagem negativa para uma imagem positiva”.

As mudanças que promoverão o desenvolvimento do país estão cada vez mais claras. De acordo com o tucano, é essencial promover uma reforma ampla e irrestrita do sistema tributário e de rever o pacto federativo, desde a partilha dos recursos e as competências concorrentes entre a União, estados e municípios.

(Reportagem: Ana Mejia/ Foto: Gilberto Nascimento/Ag. Câmara/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
9 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *