Compromisso


Plínio Valério cobra adoção de regras específicas em audiência sobre a aviação civil na Amazônia

10175977613_63974d9d99_bEm audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, o deputado Plínio Valério (AM) avaliou como positiva a discussão sobre a situação da aviação civil da região Amazônica. “Ouvi aqui por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e também da Infraero coisas que precisava ouvir. Eles reconheceram que a região precisa ter uma legislação específica, isso é fundamental”, destacou. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (9) a pedido do tucano.

A Anac foi questionada sobre o cancelamento de voos da Azul Linhas Aéreas para alguns municípios do Amazonas. “Muitos voos tinham sido cancelados. Mas é por eles entenderem que nós temos condições específicas e temos que ser trados de forma diferenciada. Acho que os resultados são bons”, citou.

Play

A agência alegou que tem enfrentado desafios como a redução no quadro de funcionários, mas disse que está trabalhando na desburocratização dos serviços, o que parece ser um dos maiores problemas.

Outro fato levantado pelos parlamentares foi a presença de apenas uma companhia aérea no local. Segundo Marcos Pacheco, presidente da MAP Linhas Aéreas, empresa que opera na região, há dificuldades junto à Anac para conseguir operar em certos trechos.

Participaram do evento os representantes da Secretaria de Aviação Civil; da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas; da Azul Linhas Aéreas; da MAP Linhas Aéreas; e parlamentares.

Para Plínio, um dos maiores interessados no assunto seria o presidente da Associação dos Prefeitos do Amazonas, que não compareceu. “As respostas enviadas pela Anac sempre têm algo a ver com a prefeitura. Infelizmente ele não veio e não mandou representante”, lamentou.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
9 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *