Bandeira tucana


Vanderlei Macris apresenta parecer favorável ao voto aberto em comissão especial

Após seguidos adiamentos pela presidência da Comissão Especial que analisa a PEC do Voto Aberto, o deputado Vanderlei Macris (SP) conseguiu que o colegiado se reunisse em sessão extraordinária nesta quarta-feira (8) para apresentar o relatório. De acordo com o parecer, o voto deixa de ser secreto em votações que tenham em vista a cassação de mandatos de parlamentares.

O tucano lembrou, durante a leitura do texto, que a proposta em análise pretende extinguir o voto secreto apenas em casos de perda de mandato e não abrange outros tipos de votação em plenário. Apesar disso, Macris ressalta ser importante a rápida aprovação da proposta, pois será uma resposta à sociedade depois da votação que manteve o mandato do deputado Natan Donadon mesmo após sua condenação pela Justiça.

“Enquanto o Senado não apreciar a PEC 349/2001, que prevê o fim do voto secreto em todas as deliberações do Congresso, é salutar que aprovemos a proposta ora em debate, que está em fase mais avançada de tramitação para darmos essa resposta rápida à sociedade”, destacou. Ampliar o fim do sigilo para todas as votações do Congresso é uma das principais bandeiras do PSDB.

Na avaliação do tucano expressa em seu parecer, a defesa pelo fim do voto secreto nos processos para decidir sobre perda de mandato parlamentar tornou-se uma bandeira de quase todos os congressistas e uma movimento nacional pela transparência da atuação dos representantes do povo.

Na próxima reunião da comissão especial, ainda sem data definida, os deputados que compõem o grupo vão debater e votar a matéria. Os deputados Antonio Imbassahy (BA) e Duarte Nogueira (SP) defenderam o relatório de Macris. “É importante que possamos na próxima semana discutir e terminar essa apreciação tão importante para o povo brasileiro”, disse Imbassahy. Já Nogueira lembrou que o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa de São Paulo, há cerca de uma década, se deu graças a uma iniciativa de Macris.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: )

Compartilhe:
9 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *