Loteamento político


Declínio de poder de agência agrava altos preços da telefonia no Brasil, dizem tucanos

telefonia-antonio-cruz-abrFalar ao telefone celular muito custa caro ao brasileiro. O preço de uma ligação via telefone celular é o mais caro do mundo.O dado é da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), braço da ONU para o setor.

Na avaliação de parlamentares tucanos, o declínio do poder da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o aparelhamento são fatores determinantes. Um cenário que pode ser resultado do loteamento político das agências reguladoras. Matéria sobre o assunto foi publicada na edição desta terça-feira (8), pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

“O governo inutilizou a Anatel. Transformou a Agência em um cabide de empregos e ferramenta de perpetuação do PT no poder. Com isso, a Agência perdeu sua capacidade de atender os cidadãos”, afirma o deputado Duarte Nogueira (SP).

Análise endossada pelo deputado César Colnago (ES): “As agências tiveram suas competências reais esvaziadas pelo PT. Não conseguem, assim, cumprir o papel que delas se espera”.

Para Colnago, “os petistas consideram que as agências são ‘concorrentes’ do governo, que podem tirar espaço da administração direta. E, por isso, retiram poder das entidades como a Anatel”, disse.

A reportagem sobre a pesquisa da ITU traz a opinião do professor Marcelo Zuffo, da USP. Ele define a alta carga tributária também como um dos  fatores que fazem com que o país tenha um valor considerado o mais caro do mundo para a telefonia celular.

(Da Agência PSDB/ Foto: Antonio Cruz/ABR)

Compartilhe:
8 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *