Redução nos gastos de campanha


Votação da minirreforma eleitoral é adiada por falta de acordo no plenário

A votação da minirreforma eleitoral foi adiada por falta de acordo entre os deputados na noite desta terça-feira (1º). O PSDB defendeu a apreciação, mas se posicionou contra itens que, na avaliação do líder do plenpartido, Carlos Sampaio (SP), reduzem a transparência e abrem brechas. A discussão dividiu inclusive dois grandes aliados, PT e PMDB, e colocou a matéria em situação complicada, já que precisa virar lei até sábado (5) para valer nas eleições de 2014.

Sampaio queria a votação da minirreforma por considerar que ela corrige pequenos erros e avança na redução de gastos. Apesar dos pontos positivos, ele explica que essa ainda não é a reforma desejada pelo partido. “Ela vai trazer ganhos no sentido de menos gastos e uma divulgação mais de proposta do que visual do candidato. Ele vai valer pelo conteúdo, não pela quantidade de material que derrama nas vias públicas”, explicou.

Para o líder da Minoria na Casa, Nilson Leitão (MT), a reforma política não sai do papel porque a gestão petista não quer mudar o atual sistema. “Novamente vem o PT e lidera um movimento para dizer que o Brasil não precisa dessa reforma. Qual reforma o país precisa? É a reforma do caos para continuar contratando cabo eleitoral?”, questionou.

Segundo ele, o governo federal dá “desculpas esfarrapadas” quando existe a oportunidade de mudança nas eleições. “Quero lamentar profundamente essa obstrução para não discutir a reforma eleitoral. É mais uma derrota para o Congresso, que deve cair alguns pontos na opinião popular”, lamentou. O presidente em exercício, deputado André Vargas (PT-PR), convocou sessão extraordinária para as 13h30 de quarta-feira (2) com o mesmo projeto na pauta.

Os parlamentares aprovaram a criação da Medalha Assembleia Nacional Constituinte, destinada a homenagear os constituintes e colaboradores que contribuíram para a elaboração da Constituição Federal de 1988, que completa 25 anos no próximo dia 5. A medalha, cunhada em ouro, prata ou bronze pela Casa da Moeda do Brasil, será concedida aos agraciados pela Mesa Diretora, juntamente com um diploma.

Os deputados acataram ainda o Projeto de Lei 5470/13, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para executar políticas nessa área, com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar a renda no campo e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural.

Pelo Twitter, Domingos Sávio (MG) declarou apoio à matéria. “Votei a favor da criação da Anater porque defendo a Extensão Rural, mas infelizmente sei que o PT vai querer usá-la de forma eleitoreira”, criticou.

Também foi autorizada a abertura de 518 funções comissionadas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes.

(Da Redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
1 outubro, 2013 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Redução nos gastos de campanha”

  1. Todo ano eleitoral querem mudar as regras das próximas eleições. O PSDB,deve lutar pelo PARLAMENTARISMO, o Parlamento tem que ser forte, não fantoche do presidente.Observem, este grupo político, DITADORES, que estão no poder querem desmoralizar o Parlamento. O PMDB que se cuide,é hora de sair do governo, de um a um serão jogados na vala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *