Reconhecimento


Prêmio Congresso em Foco: Sampaio e Mara estão entre os melhores deputados

premiocongressoemmfoco-bannerajantar20111O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e a deputada Mara Gabrilli (SP) estão na seleta lista dos 24 melhores deputados no Prêmio Congresso em Foco, que será entregue nesta noite em Brasília. Em sua oitava edição, a premiação é um convite à sociedade para o acompanhamento da atuação parlamentar e um reconhecimento dos deputados e senadores que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Congresso.

Os nomes de todos os premiados e sua classificação final serão conhecidos na festa desta quinta-feira (26), no Unique Palace, em Brasília. A jornalista Giuliana Morrone e o ator Murilo Grossi comandarão a cerimônia de entrega. A maioria dos premiados já era conhecida: são os 41 deputados e senadores mais bem avaliados por 166 jornalistas que cobrem o Congresso e que participaram da primeira fase da votação, no final de junho, com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Sampaio e Mara constam nessa relação. Na segunda fase, entre 9 de julho e 9 de setembro, a população votou tanto para definir a ordem de classificação dos premiados quanto para acrescentar mais um nome em cada um das categorias do prêmio.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos Jornalistas do DF.

De acordo com o regulamento, não puderam ser votados parlamentares que respondam a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a processos nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou sejam alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (por exemplo, por racismo, homofobia ou exploração de trabalho escravo).

A presença de tucanos na lista de premiados apenas confirma o alto nível da da bancada do partido na Câmara, que também se destaca em outros estudos. Em agosto, levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) traz 12 nomes do PSDB entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional. Com isso, o partido aparece em 3º na lista com mais integrantes da elite do Legislativo. Além disso, outros sete tucanos estão no grupo que o Diap chama de “plena ascensão” e podem, no futuro, chegar ao topo da lista. 

Compartilhe:
26 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *