Inovação


Comissão de Ciência e Tecnologia discute a comercialização de energia elétrica para veículosIzalci PSDB

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizou nesta quinta-feira (26) audiência pública para discutir o projeto de lei que cria a figura do revendedor varejista de eletricidade para abastecimento de veículos automotores elétricos ou elétricos híbridos no país.

A reunião com especialistas do setor e representantes do governo foi proposta pelo deputado Izalci (DF), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Tecnologia e Informática. Para o tucano, a fabricação de carros híbridos, com pequenos motores à combustão, associados aos elétricos, para carregar as baterias, reduziria 70% do consumo de combustíveis e das emissões de gases. “A partir de hoje sou mais um aliado desta causa e vou pedir inclusive que a gente possa trabalhar o tema com regime de urgência para que se possa votar o mais rápido possível”, defendeu.

Play

De acordo com o projeto que regulariza a comercialização, a revenda da eletricidade só poderá ser feita por concessionários do serviço público de energia com registro na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que estabelecerá regras.

Nas exposições apresentadas ficou claro que um dos maiores impasses para os carros elétricos é a elevada carga de impostos sobre o preço final. Izalci defende que o governo federal encaminhe um projeto de lei à Câmara priorizando o setor. “Acho que o assunto merece um projeto de lei de iniciativa do Executivo com uma amplitude maior e incentivos. Condicionando que a pesquisa seja no Brasil e em função de transferência de conhecimento e patente. Então faço o desafio para que o governo faça isso o mais rápido possível”, pediu.

Ainda sobre a participação do governo, Izalci cobrou mais empenho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em somar forças ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Itaipu Binacional, ampliando medidas para o desenvolvimento do setor.

Participaram do encontro os representantes do Ministério de Minas e Energia; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); da Itaipu Binacional; e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (AFAVEA).

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
26 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *