Vai ao ar às 22h30


Em programa na TV Câmara, Kaefer debate quadro econômico e defende reformas 

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que a participação da indústria de transformação na formação do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 13,3% em 2012. Na análise da Fiesp, esse índice é parecido com de 1955, quando o presidente Juscelino Kubitschek preparava um Plano de Metas para acelerar a industrialização do País.

debateSegundo a Fiesp, se mantiver no ritmo atual a participação da indústria na soma das riquezas produzidas no país, poderá recuar para 9,3% em 2029. Isso indica, de acordo com a Federação, que o Brasil já estaria desindustrializado. Mas ao mesmo tempo, no setor de serviços o emprego formal aumentou de 4,9 milhões em 2001, para 8,1 milhões de postos hoje. Mas isso veio cedo demais, pois a renda per capita não atingiu um patamar apropriado para compensar a desindustrialização.

Para debater o assunto, os deputados Alfredo Kaefer (PR) e Vanderlei Siraque (PT-SP) participaram nesta quarta-feira (25) do  programa “Brasil em Debate”, da TV Câmara, que será exibido hoje às 22h30, com reprise amanhã (26) em dois horários (7h e 20h30), paralelamente à sua transmissão pela Rádio Câmara.

Durante o programa, Kaefer criticou os últimos dez anos do governo federal e citou como exemplo, a política instável do câmbio no momento em que a moeda real era valorizada. “Com a redução de exportação deixamos de produzir e, ao mesmo tempo, aumentamos as importações. A taxa de juros não é competitiva em relação a que praticam em outros países. A carga tributária esta cada vez maior, representando até 37% do PIB”, afirmou o parlamentar, dizendo ainda que o câmbio, juro e a carga tributária afetam extremamente o Brasil.

Kaefer disse que o país precisa de reformas estruturantes como a tributária, previdenciária, trabalhista e politica. Ele criticou a falta de planejamento estrutural de médio e longo prazo e que o país precisa de um choque de capitalismo.

Compartilhe:
25 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *