Retireiros


A pedido de Nilson Leitão, comissão debaterá conflito no interior do Mato Grosso

8740464607_e480affe24_bA Comissão de Agricultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira (25) requerimento do líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), que pede a realização de Mesa Redonda para debater a situação da demarcação de reserva extrativista pelo Instituto Chico Mendes, em Luciara (MT). Um conflito entre fazendeiros, retireiros e posseiros terminou com casas queimadas ontem por causa da criação da reserva.

Na avaliação do deputado, a população do município mato-grossense vive momentos de insegurança. Na terça-feira (24), um bloqueio foi feito com intuito de isolar a cidade contra a criação da reserva de desenvolvimento sustentável. De acordo com o projeto, mais de 100 mil hectares de terras devem ser destinados a pequenos produtores rurais chamados de retireiros.

“É imprescindível a realização deste debate para que se ouça as autoridades responsáveis pela criação da reserva, objetivando um entendimento e estabelecer um acordo que possa tranquilizar a  população da região”, destaca.

O tucano convida para o debate o superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso, Élzio Vicente da Silva; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Roberto Ricardo Vizentin; o prefeito de Luciara, Fausto Aquino de Azambuja Filho; o representante do Ministério Público Estadual da comarca de São Felix do Araguaia Lysandro Alberto Ledesma; o presidente da Câmara dos Vereadores, Celso Feitosa; e o presidente da Associação dos Produtores Rurais e retireiros do Araguaia, Aloisio Viana Dari.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
25 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *