Parecer favorável


Leréia defende implantação de transporte público 24 horas por dia

O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) é o relator na Comissão de Viação e Transporte do projeto de lei que visa implantar transporte público 24 horas por dia. O PL 5.122/2013 é de autoria do deputado Ricardo 10Izar (PSD-SP). A ideia consiste em: os meios viários – em cidades com população superior a 300 mil habitantes- funcionariam todos os dias da semana por período integral; assim como meios metroferroviários  – em regiões metropolitanas -,  só que aos finais de semana.

Para o deputado Leréia, que apresentou parecer favorável ao projeto, à ideia é de grande importância para o dia a dia dos brasileiros, uma vez que a população é carente de meio de transporte público, principalmente no horário noturno.

“Entre os beneficiados, destaco os estudantes e trabalhadores noturnos que finalizam suas atividades em turnos próximos, ou na madrugada, como hotéis, supermercados, restaurantes, casas de shows, entre outros. Esse público na sua maioria é dependente desse meio de locomoção, mas fica vulnerável aos horários restritos”, disse.

E complementou. “É fora dos parâmetros e da normalidade admitir que grandes metrópoles brasileiras consintam que o transporte público deixe de funcionar à meia-noite, enquanto milhares de seus habitantes precisem do ônibus, do trem ou do metrô par ir ou voltar de algum local”.

Segundo o parlamentar, a implantação da Lei Seca no Brasil, gerou uma lacuna a ser resolvida: a locomoção das pessoas que consomem bebidas alcoólicas. “Com a rigidez da Lei, na qual avalio positivamente, esses consumidores tiveram que usar o táxi, no qual, geralmente tem um custo elevado pelo serviço. Portanto, com um horário ampliado dos transportes público, essas pessoas poderiam ganhar uma alternativa a mais para poderem retornar as suas casas”, disse.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Divulgação)

Compartilhe:
24 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *