Alimentação saudável


Bom Prato: Tripoli propõe inclusão de Merenda Escolar Vegetariana

alimento saudavelVice-líder do PSDB na Câmara e Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli (SP) se reuniu na última semana com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Durante o encontro, o parlamentar paulista sugeriu ao governador a inclusão dos Programas Estaduais de Merenda Escolar Vegetariana e o Bom Prato Vegetariano. Na avaliação de Tripoli, a adoção desta medida visa instituir um dia semanal de alimentação elaborada sem produto de origem animal no cardápio das merendas das escolas estaduais e no Programa Bom Prato.

“Nossa intenção é trazer ao debate o conceito de boa alimentação. Queremos conscientizar e informar a população sobre os benefícios de uma alimentação sem carne ou sem uso de produtos de origem animal para a saúde”, adiantou o deputado.

Em ofício entregue pessoalmente ao governador, Tripoli argumenta ser possível repor as vitaminas, proteínas e gorduras que ficam fora do cardápio vegetariano. “É provado que uma dieta rica em legumes, verduras, frutas, cereais integrais, proteínas vegetais e oleaginosas pode suprir as necessidades nutricionais do organismo”, elenca o parlamentar, citando como referência a Associação Dietética Americana (ADA).

Dados recentes do IBOPE apontam que 18 milhões de brasileiros deixaram de consumir carnes, movidos por três fatores: meio ambiente, saúde e ética.

A proposta sugerida pelo deputado dependerá, ainda, de consulta e esclarecimento aos pais de alunos e frequentadores do Programa Bom Prato. Tripoli acredita que a medida terá boa aceitação. “A frequência representaria apenas quatro dias por mês. E além de ser uma medida social, é uma política pública de vanguarda, reconhecida, viável, e com fundamentação”, finalizou.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
24 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *