Experiência


Idealizado por ex-deputado tucano, Parlamento Jovem completa 10 anos na Câmara

Iniciada nesta segunda-feira, a edição de 10 anos do Parlamento Jovem conta com 78 estudantes selecionados pela Câmara para representar os estados brasileiros. Este ano registrou recorde de inscrições, alcançando o número de 1.631 projetos de lei encaminhados por jovens de todo o país. O programa foi instituído em 2003 por iniciativa do ex-deputado tucano Lobbe Neto (SP), que participará da sessão solene de posse dos deputados jovens a partir das 9h desta terça-feira (24).

Como destaca Lobbe, a proposta é levar os jovens que cursam o ensino médio, principalmente das escolas públicas, a conhecer o Parlamento e vivenciar a rotina de trabalho. “Eles conhecem as dificuldades de aperfeiçoar e aprovar um projeto de lei para que ele vingue. E isso também pode criar um espírito de liderança nesses jovens, que possivelmente serão os futuros deputados”, explicou.

O ex-deputado tem uma vasta experiência de vida política, tendo atuado por oitos anos no Congresso Nacional e por 16 no parlamento estadual de São Paulo. Lobbe destaca que a melhor maneira de aperfeiçoar a democracia é por meio da política. “Por isso é importante que eles participem ativamente e não sejam utilizados como massa de manobra, como em alguns momentos nós tivemos no país”, reforçou.

Na avaliação de Lobbe, o programa tem transformado a forma de pensar dos jovens, favorecendo uma maior participação na política do país. “Ele passa uma semana no Congresso Nacional e vê o dia a dia dos parlamentares, como funcionam as comissões, como é feito um projeto, se é constitucional ou não. No final dessa semana ele vira uma pessoa completamente diferente e será sem dúvida nenhuma uma nova liderança”, destacou.

Distribuição das vagas

O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é definido de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um estudante. Desde a primeira edição, em 2004, 690 jovens participaram da experiência .

O Amazonas foi o estado com maior número de inscritos, com total de 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos; seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144; e Rio de Janeiro, com 115 inscritos. Dos 78 estudantes, 58 (74,4%) vieram de escolas públicas do país. O programa ocorre de 23 a 27 de setembro.

O ex-deputado Lobbe Neto atualmente dirige o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) em São Paulo.

Saiba mais sobre esta edição do Parlamento Jovem

(Reportagem: Edjalma Borges/Foto: Diógenis Santos – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
23 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *