Gigantes de fora


Fracasso no leilão do campo de Libra mostra que governo não sabe incentivar investimentos, diz Sávio

O governo da presidente Dilma fracassa mais uma vez, ao não atrair  empresas interessadas no leilão para a exploração do pré-sal no campo de Libra. A avaliação foi feita pelo deputado Domingos Sávio (MG) nesta sexta-feira (20). Ontem, a intervenção estatal afastou gigantes de leilão: a exigência de investimentos bilionários aliada a incertezas regulatórias, forte interferência do governo e demora na realização de leilões levaram quatro gigantes do setor a desistirem de participar de Libra, de acordo com empresários e especialistas.

Para Sávio, a gestão Dilma tem dificuldade em formatar ações que sejam seguras, estáveis e atraentes para a iniciativa privada. “Falta governo que tenha credibilidade. O governo do PT é arrogante, tem viés autoritário. E é um governo que não inspira credibilidade. Pelo contrário, é intervencionista. Coloca em cheque a democracia. O PT vem tomando algumas decisões graves. É sinal de que está passando da hora de mudar alguma coisa e essa mudança tem que vir pelo caminho democrático”, afirmou.

Play

De acordo com artigo do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o Brasil não merece ter que aturar os fracassos destes aprendizes de feiticeiros. O fantasma estatizante e o terror intervencionista fizeram mais uma vítima. O texto diz que o leilão para a exploração do campo de Libra atraiu apenas uma fração dos interessados esperados. O governo esperava que 40 empresas se interessassem pelo negócio, mas só 11 se inscreveram. Gigantes como as americanas Exxon e Chevron, primeira e segunda maiores petrolíferas do mundo em valor de mercado, e as britânicas BP e BG ficaram de fora.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
20 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *