Rolo compressor


Fiscalização aprova convite a ministro do Trabalho, mas aliados ao Planalto barram outros pedidos

Em reunião agitada nesta quarta-feira (18), a Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara aprovou, com apoio do PSDB, um pedido de convite ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, para explicar denúncias de irregularidades na pasta. O requerimento do deputado Fernando Francischini foi subscrito por Vanderlei Macris (SP) e cobra esclarecimentos sobre o suposto esquema de desvio de verbas públicas por contratos celebrados pela pasta com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

Devido à blindagem feita por parlamentares governistas, alguns dos requerimentos apresentados por tucanos foram rejeitados. Apesar disso, o colegiado aprovou um pedido de informação de Macris e Nilson Leitão (MT) à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para esclarecer o uso de cartões corporativos.

Play

Deputados petistas saíram em defesa do governo e derrubaram o pedido apresentado por Macris para realização de audiência sobre os gastos sigilosos com os cartões. Um outro pedido também assinado pelo tucano e por Leitão visava a convocação da ministra Gleisi Hoffmann para tratar do assunto. Depois de os governistas esbravejarem contra a proposta, ela acabou sendo aprovada, mas em forma de pedido de informação.

“Não se pode usar milhões de reais de qualquer jeito, do dinheiro público, e achar que isso é normal”, alertou Leitão, ao destacar a importância de se obter explicações sobre o uso dos cartões que torraram R$ 26 milhões apenas nos sete primeiros meses deste ano.

O rolo compressor da base governista impediu ainda aprovação de pedidos como o de Macris e do líder Carlos Sampaio (SP) que pedia a realização de audiência pública para discutir denúncias de desvio de recursos da Petrobras para a campanha da então candidata Dilma Rousseff em 2010.

A comissão aprovou o requerimento de informação apresentado pelo deputado Carlos Brandão (MA) ao ministro da Integração Nacional sobre as ações de combate à seca no Nordeste e o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco. Outro pedido do tucano, também aprovado nesta quarta-feira, solicita visita técnica da Subcomissão de Combate à Seca para acompanhar a transposição com a presença de um consultor de orçamento e de um servidor da CFFC. O acompanhamento é necessário, segundo ele, para que a comissão avalie os andamentos do empreendimento.

 (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
18 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *