Reforçando os laços


Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia debate com entidades reforma da política de fomento 

A Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, presidida pelo deputado Izalci (DF), discutiu nesta terça-feira (17) a carta aberta assinada por diversas entidades acusando a Agência Brasileira da Inovação (Finep) de burocratização da análise e fiscalização de projetos e nos repasses destinados às instituições de Ciência e Tecnologia e universidades, além da diminuição de recursos. O documento foi divulgado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Contra a reforma da política de financiamento da Finep, as entidades alegam no documento que enquanto a análise de projetos e os repasses para as instituições demoram anos, para a indústria são feitos em um mês.

Play

Segundo Izalci, o encontro, que contou com a presença de um representante da Finep e da Andifes, foi suficiente para que a agência apresentasse a mudança por ela proposta. “Resolvemos fazer uma audiência para debater o tema e esclarecer os objetivos, e que as entidades pudessem entender e contribuir com a modernização”, explicou.

O convidado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação não compareceu ao evento. De acordo com Izalci, a pasta propôs resolver o caso internamente. No entanto, o deputado ressalta que o papel da Frente é fazer discussões de conhecimento público. “A sociedade precisa acompanhar essa evolução e principalmente a política de Estado, e não de governo. Internamente às vezes se toma uma posição que nem sempre é a das entidades independentes. É preciso trazer a discussão para o Congresso”, reforçou.

O tucano avaliou o encontro como positivo para o entendimento das partes interessadas e ressaltou que o objetivo da Frente é facilitar o acesso aos recursos e o aumento destes para que sejam gerados mais empregos e renda para o país.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *