Parcerias


Tucanos pedem pressa na descentralização e expansão das universidades federais

Os deputados Izalci (DF) e Nilson Leitão (MT) cobraram do governo federal a reestruturação e expansão das universidades federais e da rede federal de educação profissional e tecnológica. Os parlamentares participaram de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara nesta terça-feira (17). Para os tucanos, o ensino profissionalizante e o universitário precisam ser descentralizados, ou seja, sair dos grandes centros e ir para as microrregiões.

Leitão afirma que o governo federal precisa firmar parcerias com as prefeituras e utilizar os prédios existentes nas cidades para instalar os cursos. Segundo ele, o governo erra ao querer construir novos prédios. Para ele, a juventude perde muito tempo até uma obra ficar pronta. “Cada vez que o governo planeja um campus universitário novo, até tirar isso do papel, transformar numa obra, construir, depois pensar em ter o curso, é inverter o papel. O governo se preocupa muito mais em inaugurar o prédio do que em inaugurar um profissional. O objetivo é outro”, opinou.

Play

O deputado Izalci disse que dificilmente o governo do PT irá atingir a meta prometida de construir 208 institutos federais de educação entre 2010 e 2014. Segundo ele, até o momento foram construídos 50, ou seja, menos de 25% do prometido. De acordo com o tucano, esse processo é muito lento. “É muito tímido o que o governo está fazendo. Na prática percebemos que ficará para a iniciativa privada a grande responsabilidade de dobrar o número de alunos de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE)”, afirmou.

Izalci destaca que a meta do governo de dobrar o número de alunos matriculados com idades entre 18 a 24 só atingirá o percentual de 33%. Ele lembra que nesta faixa etária, apenas 17% dos jovens estão em universidades. Participaram da audiência pública o coordenador geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais do Ministério da Educação, Antonio Simões, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcos Antonio de Oliveira.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *