Espionagem


Para líder do PSDB, adiamento da visita aos EUA foi uma oportunidade perdida

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou que o adiamento da visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos foi uma oportunidade perdida para que o Brasil reforçasse sua posição de repúdio contra espionagem e ouvisse as explicações do presidente Barack Obama.

“Todos nós repudiamos qualquer tipo de espionagem feita contra cidadãos brasileiros, autoridades ou não. O encontro seria uma oportunidade única para que a presidente Dilma externasse a Obama que o Brasil repudia e não tolera espionagem, cobrasse explicações detalhadas e as ouvisse. Isso seria uma forma de reafirmar a posição do Brasil. No entanto, a oportunidade foi perdida”, disse Sampaio.

De acordo com ele, a presidente optou, no entanto, por uma solução mais propagandística em vez de buscar o caminho do diálogo. Ele lembrou que os Estados Unidos são, junto com a China, os principais parceiros comerciais do Brasil. “A demonstração de que o Brasil repudia qualquer tipo de espionagem seria mais contundente se o encontro entre os presidentes ocorresse com o assunto em pauta”, concluiu.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) criticou o cancelamento da viagem. Segundo ele, a decisão é uma nova ação de marketing em prejuízo de interesses do país, sobretudo na área econômica. Para o senador, a presidente deveria aproveitar a oportunidade para cobrar providências sobre a crise diplomática provocada pelas denúncias de espionagem.

“A espionagem é inadmissível, mas seria muito mais adequado que a presidente dissesse isso claramente ao presidente americano e aproveitasse a viagem não apenas para enfrentar essa questão, mas para defender os interesses da economia. Era a oportunidade de a presidente ter uma agenda afirmativa em defesa dos interesses do país. Ela opta, mais uma vez por privilegiar o marketing”, disse o senador.

(Da assessoria da Liderança com informações do site do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *