67 anos de fundação


Em sessão solene, Izalci destaca impacto positivo das ações do Sesc

Com o plenário lotado e sob a presidência do deputado Izalci (DF), a Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (16), em sessão solene, o Serviço Social do Comércio (SESC). A entidade completa, este ano, 67 anos de fundação. Celebraram-se também 10 anos de parceria entre as duas instituições para o atendimento aos servidores terceirizados que prestam serviços nas áreas de vigilância, asseio e conservação à Câmara. A iniciativa da sessão foi do deputado Roberto Lucena (PV-SP).

O SESC surgiu em 1946, quando todos os países se recuperavam das perdas humanas e materiais decorrentes da Segunda Guerra Mundial. O Brasil, ainda pouco industrializado, sofria mais ainda com a falta de serviços que pudessem atender a classe trabalhadora e ajudar na capacitação daqueles que estavam à margem da sociedade. Foi neste momento que as lideranças empresariais brasileiras elaboraram a “Carta da Paz Social”, criando um serviço social autônomo, custeado pelo empresariado, com o objetivo de encontrar soluções para os graves problemas sociais que o país enfrentava naquele momento.

Com o objetivo de contribuir para o bem estar e para a melhoria da qualidade de vida dos empregados dos setores de Comércio de Bens e Serviços, o SESC está hoje em todos os estados da federação. Presente em 2,8 mil municípios, atende brasileiros de todas as classes sociais com seus cursos, serviços de assistência e apoio às artes e ao esporte. Para o deputado Izalci, o SESC deixou de ser só dos comerciários para ser de todos os cidadãos. “O país inteiro se apropriou de cada atividade, de cada espaço que esta instituição proporciona aos brasileiros em todos os cantos deste país”, destacou o parlamentar tucano.

Como parte das comemorações do aniversário da instituição, o diretor regional do SESC/DF, José Roberto Sfair plantou uma árvore, a Copaíba, no Bosque dos Constituintes. “Esse gesto é uma forma de mostrarmos a nossa constante preocupação com o meio ambiente”, afirmou.

A sessão contou ainda com a participação do presidente do Conselho Regional do SESC/DF e da Fecomércio, Adelmir Santana, do diretor de programas sociais, Nivaldo da Costa Pereira, bem como de funcionários da instituição. Sob a regência do maestro Célio de Oliveira da Camerata de Brasília, o Coral dos Mais Vividos do SESC 913 Sul e o Coral Infanto Juvenil EduSESC do Gama deram o tom musical ao evento.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
16 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *