Geração de empregos


Plínio Valério defende incentivo do governo às micro e pequenas empresas

Durante discurso em plenário, o deputado Plínio Valério (AM) destacou a geração de empregos formais pelas micro e pequenas empresas brasileiras. Segundo o tucano, dados do Sebrae revelam que nos últimos 12 anos, o setor foi o responsável por 52% dos empregos formais no país e 40% da massa salarial, o que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nos últimos 11 anos, as micro e pequenas empresas geraram 7 milhões de novos empregos com carteira assinada. Plínio Valério ressalta que tudo isso aconteceu antes da criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa pelo governo federal. “O mais curioso é que todo esse ritmo de desenvolvimento aconteceu antes da criação, muito criticada, por sinal, como desnecessária. Vale a pena lembrar que o novo ministério ainda não disse sequer a que veio”, criticou.

Valério ressalta que esse crescimento por parte das micro e pequenas empresas tem ligação direta com a flexibilização da legislação, a exemplo da criação em 2007 do Simples Nacional, um regime tributário diferenciado aplicável aos micro e pequenos empreendedores. O tucano diz ainda que o Censo Sebrae revela que o segmento dos pequenos negócios já representa 99% do total das empresas brasileiras e está garantindo nada menos que o dobro de variação salarial em relação às médias e grandes empresas. Segundo ele, é evidente que esses pequenos empreendedores devem receber do governo incentivos e vantagens.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *