Vazamento de escutas


Audiência pública vai debater denúncia de espionagem dos EUA em comunicações de brasileiros

A Comissão de Ciência e Tecnologia vai promover audiência pública para discutir a atuação dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos nas comunicações da presidente Dilma Rousseff. O requerimento que pede a reunião foi apresentado pelos deputados Paulo Abi-Ackel (MG) e Antonio Imbassahy (BA). Os tucanos sugerem a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

“O vazamento das supostas escutas e espionagens que começou como “apenas” uma questão de segurança nacional interna aos Estados Unidos, logo evoluiu para uma questão embaraçosa junto aos seus aliados europeus e agora novas revelações indicam que além de cidadãos brasileiros também a própria presidente Dilma teve sua comunicações monitoradas”, explicam os deputados na justificativa do pedido.

De acordo com matéria publicada pelo “Estado de Minas”, o Brasil seria o país mais monitorado da América Latina e as escutas se dariam com a ajuda de empresas de telecomunicações que operam no país em cooperação com companhias privadas americanas.

“Em face da quebra das garantias constitucionais de inviolabilidade das comunicações dos indivíduos, de subversão das instituições governamentais por parte de empresas de comunicação atuantes no país e desde o exterior e das evidentes implicações do caso para a soberania nacional, entendemos indispensável e fundamental o imediato debate”, exigem os deputados.

(Da redação )

Compartilhe:
4 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *