Sistema falho


Imbassahy quer esclarecimentos do governo sobre apagão que deixou Nordeste no escuro em agosto

A Comissão de Minas e Energia autorizou audiência pública com representantes do governo para obter esclarecimentos sobre o apagão que atingiu nove estados do Nordeste em agosto. Os deputados Antonio Imbassahy (BA) e Arnaldo Jardim (PPS-SP) pedem a presença do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, entre outros.

Na tarde do dia 28 de agosto, duas linhas de transmissão de energia elétrica que fazem a interligação entre o Norte e o Nordeste foram desligadas causando a interrupção total de energia. A causa apontada pelo ONS foi a ocorrência de uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti (PI).

“Cabe verificar se a expansão cautelosa do sistema de transmissão tem atendido aos requisitos de segurança ou se a obsessão pela modicidade tarifária tem ditado o tom no que se refere à segurança”, explicam os deputados. Eles querem entender também a demora na concessão de licenças ambientais e o quadro financeiro das estatais que prorrogaram as concessões pela MP 579.

( Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *