Gerenciamento de gastos


Abi-Ackel quer debater transição para o modelo inteligente de distribuição de energia

Requerimento do deputado Paulo Abi-Ackel (MG) aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia sugere a realização de audiência pública para debater a questão das redes elétricas inteligentes, chamadas smart grids, e sua implantação no Brasil. Segundo o tucano, essa tecnologia trará benefícios para toda a população no gerenciamento de gastos com energia elétrica.

A transição para o novo modelo de distribuição de energia, ou rede elétrica inteligente, é inevitável e muito desejável, acredita Abi-Ackel. O setor elétrico está prestes a passar por uma revolução tecnológica nos mesmos moldes daquela vivenciada pelas telecomunicações. O avanço permite a integração de sensores nas redes elétricas e a implantação de medidores inteligentes, que possibilitam o acompanhamento em tempo real do fluxo de energia. O sistema permite ao consumidor tomar decisões de consumo a partir dessas informações.

“Por mais evidentes que sejam os benefícios da rede elétrica inteligente para o usuário final e demais partes interessadas, ainda há muitas dúvidas em relação a vários aspectos inerentes à implantação desse sistema”, explica o deputado. Por conta disso, é necessário iniciar o debate sobre o tema.

Serão convidados a participar o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, André, Pepitone, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ricardo Schaefer, entre outros.

(Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *