Debate necessário


Por sugestão de Izalci, colegiado discutirá futuro de automóveis alimentados por energia elétrica

A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou requerimento do deputado Izalci (DF) que solicita a realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 3895/2012, que trata da atividade de revenda varejista de eletricidade para abastecimento de veículo automotor elétrico ou elétrico híbrido.

O parlamentar considera necessária a discussão em relação ao futuro dos automóveis movidos a energia elétrica. De acordo com ele, são veículos que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades pois, além de serem silenciosos, não emitem qualquer tipo de gás poluente.

“Os carros elétricos são uma forte oportunidade para substituição dos atuais veículos movidos por motores a combustão, tanto que os países desenvolvidos apostam nessa tecnologia e desenvolvem projetos e pesquisas”, apontou Izalci. Segundo o deputado, os carros movidos a energia elétrica são uma forma de obter eficiência energética maior e também reduzir a poluição atmosférica e sonora, sendo assim uma tecnologia em prol da economia e sustentabilidade.

“Eles representam para a Ciência e Tecnologia uma verdadeira revolução, pois  promoverão a troca do Império da Termodinâmica para o do Eletromagnetismo no modelo mundial de transportes. Porém, há ainda alguns problemas a serem solucionados para a aceitação dessa nova tecnologia, que são o fraco desempenho dinâmico e o peso elevado das baterias, que necessitam de muito tempo para recarga”, disse.

A solução atual, conforme acrescentou, é a construção de carros híbridos, com pequenos motores a combustão associado aos elétrico para carregar as baterias, com uma redução de 70% do consumo de combustíveis e das emissões de gases. “Diante do atraso tecnológico do país, a discussão deste código é de fundamental importância.”

Foram convidados para o debate os ministérios de Minas e Energia e da Ciência e Tecnologia; representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); e da Associação Brasileira de Veículos Automotores (Anfavea); e ainda o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

 

Compartilhe:
4 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *