Economia


Kaefer participa de reunião com presidentes de instituições vinculadas ao mercado de capitais

O deputado Alfredo Kaefer (PR) esteve reunido nesta quarta-feira (28) com os presidentes de 12 instituições vinculadas ao mercado de capitais. O evento teve a intenção de apresentar aos parlamentares as profundas transformações no mercado de capitais, seja parte pelo alongamento dos prazos de alguns títulos (Letras Financeiras), seja pela constante adaptação ao cenário que emergiu da crise financeira internacional. 
 
O objetivo da reunião foi debater a importância de atrair investimentos de fora do país, oferecendo arcabouço regulatório, proteção jurídica, boas práticas de governança das empresas brasileiras e marketing agressivo. Essa prática tem demonstrado resultados positivos no desenvolvimento da economia brasileira. O investidor tem respondido afirmativamente quando percebe a segurança e a rentabilidade de suas aplicações no mercado de capitais. 
 
Hoje, o mercado de capitais do Brasil conta com instrumentos financeiros diversificados, com volume crescente de operações, bem como excelentes programas de educação financeira e de certificação de operadores, amparados por um conjunto de códigos de autorregulação que é referencia internacional. 
 
O deputado foi relator-revisor da Medida Provisória 608/2013, que trata da adaptação e introdução das regras propostas por Basileia III na legislação ordinária brasileira, fortalecendo, assim  o sistema financeiro. O acordo consiste em normas prudenciais para aperfeiçoar a capacidade dos bancos de absorver choques e prevenir problemas financeiros, como os que deram origem à crise internacional. O parlamentar afirmou que a matéria é importante para a economia brasileira, pois regula a possibilidade de transformar os créditos em capital referencial, para bancos de médio e grande porte. 
 
Kaefer acredita que isso ajudou na estabilização do mercado financeiro. "Nós queremos contribuir no mercado de capital, sólido, firme e consistente. Nessa inciativa de hoje, podemos perceber que os setores realmente passam pelo Poder Legislativo”, ressaltou. 
 
A Confederação Nacional das Instituições Financeiras acredita que seria oportuno expor aos deputados o estado atual do mercado, suas perspectivas, desafios e adaptação à crise internacional. 
 
(Da assessoria do deputado, com alteração/Foto: Alexssandro Loyola)
Compartilhe:
28 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *