Contrato nebuloso


Azeredo pede informações a ministério sobre acordo firmado para trazer médicos cubanos

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou requerimento do deputado Eduardo Azeredo (MG) no qual solicita informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre termo de cooperação com a Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) para atrair médicos estrangeiros ao Brasil por meio do Programa Mais Médicos.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, a intermediação renderá 5% do valor total do contrato à Opas, ou seja, R$ 24,3 milhões dos R$ 510,9 milhões. O acordo foi assinado na quarta-feira (21) da semana passada. Três dias depois, começaram a desembarcar no Brasil os primeiros 400 médicos de Cuba. A vigência do contrato é de três anos, mas os pagamentos serão integralmente feitos ainda este ano.

O acordo não detalha qual será o valor repassado aos médicos cubanos. O dinheiro será enviado pela Opas à Cuba, que irá remunerar os profissionais como bem entender. “Diante da seriedade e pertinência do tema, solicita-se deste ministério que seja enviado o texto do acordo para que a comissão possa conhecer com mais detalhes os termos deste ato internacional”, destaca Azeredo.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *