Congresso fortalecido


“Orçamento impositivo é uma vitória da democracia”, afirma Carlos Brandão

O deputado Carlos Brandão (MA) manifestou entusiasmo com a aprovação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 565/06), a chamada PEC do orçamento impositivo. A alteração determina a execução orçamentária e financeira da União das emendas parlamentares no valor total de até 1% da receita corrente líquida realizada no ano anterior. 
 
Na avaliação do tucano, a mudança vem para corrigir uma falha que há tempos se arrastava comprometendo a autonomia do Poder Legislativo. “Finalmente será possível acabar com essa incongruência de que os parlamentares só são contemplados com suas emendas se votarem a favor dos projetos e interesses do Executivo. É uma vitória, portanto, para o Brasil e para a democracia”, enfatizou.
 
Ainda na avaliação do parlamentar, o debate da proposta vem causando grande movimentação nas Assembleias Legislativas em todo o país, que, segundo ele, têm a tendência em acompanhar as decisões do Congresso Nacional. “Essa alteração será ainda mais positiva se levada para todas as assembleias do país, normatizando a execução dos orçamentos estaduais”, completa. 
 
De acordo com o texto da PEC, caso seja necessário haver contingenciamento devido ao não cumprimento da meta de superavit primário, as emendas parlamentares serão cortadas em percentual igual ou inferior ao que incidir sobre as despesas chamadas discricionárias (aquelas que o governo pode optar por não executar).
 
(Da assessoria do deputado)
 
Leia também:
 
Aprovação do Orçamento Impositivo liberta Congresso do balcão de negócios, dizem deputados
Compartilhe:
28 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *