Confusão entre público e privado


A pedido de Francischini, Gleisi terá que explicar uso de avião alugado pelo PT em evento oficial

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira (28) requerimento do deputado Fernando Francischini (PR) que pede informações à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sobre utilização de avião particular em evento oficial.  Pré-candidata ao governo do Paraná, a ministra viajou no último dia 3 a Toledo, no interior do estado, para lançar o Plano Safra do governo federal e entregar máquinas agrícolas para 33 municípios. Apesar de o evento ter caráter governamental, Gleisi chegou à cidade em um avião alugado pelo PT, pago com recursos do fundo partidário.

Durante a votação do pedido de informações na comissão, deputados do PT tentaram blindar a ministra e impedir a aprovação do requerimento. “Estamos simplesmente pedindo informações. As notícias mostram que novamente houve uma mistura de interesses partidários com os interesses do governo”, reprovou Francischini.

Apesar da tentativa petista de derrubar a proposta, o pedido foi aprovado e Gleisi terá que enviar explicações sobre o ocorrido à comissão. A participação no lançamento dos programas do governo foi justificado pela ministra com a alegação de que eles são “monitorados” pela Casa Civil. Mas, ela chegou à cidade acompanhada do vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, ex-senador Osmar Dias (PDT), que discursou contra o governo paranaense. 

Os deputados Carlos Brandão (MA) e Vaz de Lima (SP) saíram em defesa do pedido de informações e ressaltaram a importância da ministra esclarecer o fato. “Vivemos um momento que exige transparência. Não vejo porque colocar para debaixo do tapete algo que a população nos cobra inclusive nas ruas”, destacou Brandão. “O pedido feito pela comissão é mais respaldado e tem mais força. Ela pode dar essa informação. Não há nenhuma dificuldade nisso. Qual o problema de ela ter que prestar explicação?”, questionou Vaz. 

(Reportagem: Djan Moreno/Foto: Alexandra Martins – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
28 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *